Perguntas frequentes Sistemas Gestão, SaaS e E-Commerce

Soluções em SaaS

1. O que vem a ser SaaS?

Software como serviço ou Software as a Service, é uma forma de distribuição e comercialização de software, onde o fornecedor do software é responsável pela infraestrutura necessária à operação do mesmo (servidores, segurança de dados, etc). O cliente usualmente acessa o software pela Internet, pagando um valor pelo seu uso, como um serviço.

2. Pode citar alguns exemplos?

A empresa B disponibiliza um software que permite o monitoramento contínuo das condições ambientais em hospitais (temperatura, umidade, teores de gases, diferencial de pressão, etc), geração de histórico das variáveis em função do tempo, tratamento dos dados apresentando gráficos, planilhas, alarmes de valores críticos, relatórios. O software e suas funcionalidades estão hospedados no servidor da empresa B, e os hospitais interessados no serviço tem acesso aos seus dados por meio da Internet, pagando um valor mensal pelo uso do serviço. A empresa C disponibiliza um software voltado a departamentos de recursos humanos, que permite que candidatos a postos de trabalho cadastrem seus currículos via Internet. Além da geração do banco de dados, o software processa informações dos candidatos como idade, formação (tipo e tempo), sexo, estado civil, pretensão salarial, etc. O usuário (profissional de RH), acessa via Internet o seu banco de dados exclusivo, e faz consultas diversas que permitem uma escolha otimizada de candidatos para entrevista e/ou contratação. Por este serviço, paga-se um valor mensal à empresa C.

3. Posso criar um negócio baseado em um sistema SaaS desenvolvido pela Abili?

Sim. A Abili tem experiência no desenvolvimento de aplicações SaaS, tanto para uso próprio (Sistema Monitorar – http://www.monitorar.net.br) como para clientes. Faça um contato conosco para que possamos viabilizar a sua idéia no modelo SaaS!

4. Quais as vantagens?

A utilização do SaaS permite ganhos variáveis sobre um mesmo produto (software), pela possibilidade de se vender o serviço a vários clientes. Vendendo-se a licença de uso do software (e não o software), o custo para o usuário fica mais acessível, incluindo-se aqui a estrutura técnica e o suporte do desenvolvedor, bem como, a versão mais atualizada do software. Toda a infraestrutura necessária para a disponibilização de sua solução SaaS poderá ser provida pela Abili. Consulte-nos!

5. Tenho lido muito sobre Cloud Computing (Computação em Nuvem). O que é? Posso usar este conceito?

Computação em nuvem ou Cloud Computing, é um conceito que se refere à utilização dos recursos técnicos (virtualização, memória, capacidade de armazenamento e processamento) de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Você não sabe onde estes equipamentos estão. O fato é que podem ser acessados de qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, 365 dias ao ano, sem a necessidade de instalar softwares específicos nos seus equipamentos ou investir em hardware pesado. Além disso, as configurações de servidores são facilmente escalonáveis, podendo-se ampliar ou restringir os recursos utilizados em função da demanda. Assim, picos de utilização ou períodos de baixa demanda podem ser acompanhados de rápidas adequações dos recursos da nuvem, de maneira a se obter um custo otimizado pela utilização do serviço. As necessidades e possibilidades da sua empresa devem ser avaliadas, para que um diagnóstico da melhor forma de aplicar os recursos de Cloud Computing seja fornecido. Consulte-nos!

Sistemas Corporativos para Gestão

1. Tradicionalmente, Sistemas Corporativos para Gestão operam nos computadores da empresa. Quais as vantagens de se adotar uma solução baseada em web?

São várias. Citaremos três vantagens importantes: Não existe custo de distribuição e instalação do software, pois o sistema já estará disponibilizado pela Internet. Como consequência, não existe também o risco de utilização de versões divergentes e conflitantes entre os vários usuários. Em segundo lugar, a interface com o usuário em sistemas baseados em web utiliza normalmente os navegadores padrão, familiares a praticamente todos, simplificando o treinamento. Torna natural a utilização de um banco de dados centralizado, disponível para toda a empresa e suas diversas filiais.

2. Tenho lido que as redes sociais tornarão os web sites corporativos inúteis. É verdade?

Não. As redes sociais desempenham um papel importante para as empresas seja como canal de contato com os clientes ou como mídia para divulgação de lançamentos e promoções. No entanto os sites corporativos desempenham outras funções, igualmente importantes. Para citar apenas três exemplos: canal de vendas diretas, acesso à rede de revendedores e repositório de catálogos e informações técnicas sobre produtos.

3. Como garantir a dinâmica dos sites corporativos?

Os sites corporativos devem ter atualizações periódicas, sempre fornecendo informações úteis ao seu público alvo como agenda de eventos, notícias da empresa e do setor em que atua, fóruns, artigos técnicos, dentre outros. Estas atualizações devem ser comunicadas aos interessados por meio de Newsletters, e-mails ou redes sociais. Mas lembre-se: o interessado deve manifestar explicitamente o desejo de receber estes contatos, para que a sua mensagem não seja considerada SPAM.

4. Tenho lido muito sobre Cloud Computing (Computação em Nuvem). O que é? Posso usar este conceito?

Computação em nuvem ou Cloud Computing, é um conceito que se refere à utilização dos recursos técnicos (virtualização, memória, capacidade de armazenamento e processamento) de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Você não sabe onde estes equipamentos estão, e nem necessariamente de quem são. O fato é que podem ser acessados de qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, 365 dias ao ano, sem a necessidade de instalar softwares específicos nos seus equipamentos ou investir em hardware pesado. Além disso, as configurações de servidores são facilmente escalonáveis, podendo-se ampliar ou restringir os recursos utilizados em função da demanda. Assim, picos de utilização ou períodos de baixa demanda podem ser acompanhados de rápidas adequações dos recursos da nuvem, de maneira a se obter um custo otimizado pela utilização do serviço. As necessidades e possibilidades da sua empresa devem ser avaliadas, para que um diagnóstico da melhor forma de aplicar os recursos de Cloud Computing seja fornecido. Consulte-nos! Web sites corporativos sujeitos a picos de visitação (por exemplo, por ações de marketing pontuais) podem tirar partido das vantagens da computação nuvem, aumentando os recursos computacionais nestes momentos.

E-Commerce

1. E-Commerce restringe-se apenas a lojas virtuais na Internet?

Não. As lojas virtuais são apenas uma parcela do e-commerce. Por exemplo, soluções conhecidas como Business to Business (B2B) envolvem sistemas destinados a transações comerciais, de pagamentos, cobranças e de negócios entre empresas.

2. Tenho lido sobre problemas envolvendo vendas pela Internet. É verdade?

Com alguma frequência, noticiam-se problemas relacionados ao Código de Defesa do Consumidor como, por exemplo, a não entrega de produtos ou a dificuldade de contato com o vendedor. Observe que estes problemas não estão relacionados ao processo técnico de venda pela Internet, mas sim à falta de organização e/ou seriedade na gestão do negócio. Para os empresários que desejam implementar canais de venda direta eficientes, soluções técnicas adequadas são amplamente disponíveis.

3. E os pagamentos? E a segurança?

Soluções envolvendo cobrança por cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário são amplamente disponíveis. Os aspectos técnicos de segurança contemplados são os mesmos utilizados em sites conhecidos pela segurança tais como sites de internet banking.

4. Tenho lido muito sobre Cloud Computing (Computação em Nuvem). O que é? Posso usar este conceito?

Computação em nuvem ou Cloud Computing, é um conceito que se refere à utilização dos recursos técnicos (virtualização, memória, capacidade de armazenamento e processamento) de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Você não sabe onde estes equipamentos estão, e nem necessariamente de quem são. O fato é que podem ser acessados de qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, 365 dias ao ano, sem a necessidade de instalar softwares específicos nos seus equipamentos ou investir em hardware pesado. Além disso, as configurações de servidores são facilmente escalonáveis, podendo-se ampliar ou restringir os recursos utilizados em função da demanda. Assim, picos de utilização ou períodos de baixa demanda podem ser acompanhados de rápidas adequações dos recursos da nuvem, de maneira a se obter um custo otimizado pela utilização do serviço. As necessidades e possibilidades da sua empresa devem ser avaliadas, para que um diagnóstico da melhor forma de aplicar os recursos de Cloud Computing seja fornecido. Consulte-nos! Lojas virtuais usualmente tem um crescimento natural no número de visitantes. Desta forma, são excelentes candidatos a usar os recursos de armazenamento em nuvem pois os recursos necessários poderão ser disponibilizados acompanhando o aumento natural na demanda.